Central de Atendimento: 11 4003-8826 Capitais | 0800 591 9272 Demais Localidades|atendimentoapcdprev@iapprev.com.br

LIBERDADE AINDA QUE TARDIA

Eles ensinaram os filhos a serem independentes e suaram a camisa para construir um patrimônio, mas se esqueceram de planejar o momento de pendurar as chuteiras.

É o que afirma o consultor e educador financeiro Mauro Calil. Segundo o especialista, apenas 1% dos aposentados no Brasil conseguem manter o padrão de vida. O que deveria ser a grande chance de realizar os sonhos, acaba se tornando uma fase de privações. E o pior, correm o risco de perder a independência financeira ao se verem obrigados a contar com os seus filhos e cônjuges.

Mas por onde começar?

Uma tarefa tão importante não deve ser deixada por conta do poder público. O nosso país está envelhecendo e a expectativa de vida não para de crescer. Isso significa que, muito em breve, haverá mais gente recebendo benefícios e menos gente contribuindo para financiar o sistema. Isso deve fazer com que o governo aplique reformas na previdência e os contribuintes ficarão dependentes dessas novas regras.
Mas você não precisa se preocupar. Preparamos um passo a passo para você se programar e curtir a sua aposentadoria com toda a liberdade. Confira!

1. Até quando?

A primeira etapa de qualquer planejamento financeiro é definir onde você quer chegar. Sem um objetivo em mente, você não tem como saber se está indo no caminho certo. Comece se perguntando em que momento você deseja se aposentar e qual é o estilo de vida que você gostaria de ter quando chegar lá.

2. Estimando os gastos

O próximo passo é estimar a renda ideal para garantir a manutenção da qualidade de vida mesmo depois de se aposentar. Algumas despesas podem até sumir, como a educação dos filhos, mas outras subirão, como os gastos com a saúde, por exemplo.
Não se esqueça da inflação. Uma renda mensal de R$ 1.500,00 pode ser suficiente hoje, mas com certeza não será daqui a 10 anos, quando a taxa acumulada nesse período terá reduzido o seu poder de compra.
Algumas pessoas acham complicado colocar tudo na ponta do lápis, mas é mais fácil do que parece. Para te dar aquela mãozinha, a Icatu Seguros disponibiliza em seu site o simulador de aposentadoria, o Target.

3. O futuro começa hoje

O ideal é que você comece o quanto antes. O motivo é simples: começando mais cedo, você pode dividir o montante que deseja atingir para se aposentar em um número maior de parcelas, suavizando o valor das contribuições.

4. Acompanhe a sua estratégia

Mesmo que o seu objetivo não tenha mudado, as suas estratégias de investimento devem ser ajustadas de acordo com a sua realidade financeira. O ideal é que você contribua mais quando pode, para compensar os momentos em que o dinheiro estiver curto.

By | 2018-12-28T12:05:28-02:00 julho 31st, 2018|Notícias|